sábado, 16 de outubro de 2010

CONHEÇA O CONSORCIO

Desde 1966

Fruto da criatividade brasileira e instrumento fantástico na captação de poupança, o consórcio surgiu no país no início dos anos 60, sendo gradativamente ajustado e normatizado afim de atender as expectativas e necessidades do consumidor. A partir de 1991 o Banco Central do Brasil passou a gerir o sistema de consórcio, adaptando-o ao atual Código de Defesa do Consumidor. Para o setor automotivo, o sistema de consórcio já representou 30% do escoamento da produção nacional em automóveis e utilitários leves, 60% da produção de motocicletas, 40% em caminhões e 20% em tratores. Fundado em 1966, com sede em Curitiba, no Estado do Paraná, o Consórcio Nacional Servopa atua em todas as regiões do país, através de empresas parceiras, nos segmentos de automóveis, motos, caminhões, imóveis e tratores. Oferece uma ampla variedade de bens e marcas para créditos de veículos novos ou semi-novos, com parcelas que se ajustam ao poder aquisitivo de seus diversificados clientes.
O que é?

Consórcio é a formação de um grupo de pessoas para programar a compra de um bem (casa, carro, moto etc…) em um tempo estipulado, sem pagar juros, porém também sem a garantia de que o bem seja lhe entregue antes do término do pagamento de toda as parcelas. Os Consórcios são geridos por uma administradora, geralmente ligada a fabricante no caso dos automóveis, que cobra uma taxa pela administração do grupo e gere seus recursos financeiros. Para se ter o bem antes de se pagar todas as prestações do consórcio, é necessário dar um lance ou ser sorteado. De tempos em tempos são contemplados um número de pessoas através de sorteio ou lance. Para ser contemplado através de lance, você precisa oferecer um valor pelo qual pode pagar para ter o bem imediatamente, como se fosse uma entrada, porém se o seu lance não for um dos maiores o valor lançado será abatido do saldo devedor. Caso você seja sorteado, pode vender sua carta de crédito para outra pessoa por um valor maior do que foi pago até então, obtendo lucro do mesmo.

Vantagens do Consórcio


    * Os consórcios não possuem juros, apenas taxas administrativas;
    * Bem menos burocracia para entrar num consórcio do que para fazer um financiamento ou leasing;
   * Caso você desista, pode receber todo o valor pago ao final do período contratado, com correção monetária;
    * O Consórcio de veículos  lhe faz poupar dinheiro, e em caso de um imprevisto (doença na família, etc) é possível vender sua participação no consórcio a outro interessado;

Desvantagens de um Consórcio

    * Não há a garantia de que você venha a usufruir do bem consorciado antes de pagar todas as prestações;
    * Ao ser contemplado você precisa cumprir uma série de exigências para sair com seu carro novo ou outro bem, incluindo comprovar renda e ter o nome limpo no SPC e Serasa.

Achou vantajoso? Nos próximos posts haverão mais informações.
Ou entre em contato: gabrielsan89@hotmail.com.

PROGRAME SUAS COMPRAS E POTENCIALIZE O VALOR DO SEU DINHEIRO!

2 comentários:

  1. Bem interessante esse tipo de investimento, eu já havia pensado em fazer um consórcio para comprar minha casa, mas agora estou pensando em investir mesmo, pois acho melhor do que guardar o dinheiro na poupança.

    ResponderExcluir
  2. Mais um site que copia descaradamente meus artigos publicados no site http://www.investimentoemconsorcio.com.br

    ResponderExcluir